A InfoMoney publicou uma entrevista com o mega investidor, Luiz Barsi, e relatou um pouco da sua incrível carreira como investidor da Bolsa.
Pode parecer banal, mas o segredo de ganhar dinheiro na Bolsa, diz o bilionário, é comprar barato.
Qualquer um que pensa seriamente em investir na Bolsa, deveria ouvir o que ele tem a dizer. Pois, ele acrescenta ainda que, sem disciplina e sem paciência, não se pode esperar grandes resultados.
Barsi, fala com a autoridade de quem pratica o que prega. Começou com pouco, ou quase nada, mas seguiu suas próprias regras à risca, com muita paciencia e disciplina. Hoje, bilionário, Barsi ostenta um desempenho bem acima da média do mercado e pra analista nenhum por defeito.
A decisão de comprar as Elétricas recentemente, após a intervenção do governo, revela bem "estilo Barsi" de remar contra a maré. Enquanto ele saiu comprando empresas do setor, a preço de banana, os analistas e gestores de fundos estão fugindo do lá. Ele diz que a Eletrobrás, por exemplo, não vai quebrar nunca, e que o seu preço está ridículo de barato.
Em quem você vai acreditar? No Barsi, ou nos "profissionais de mercado"? Fica ai a pergunta que pode valer um milhão!
Segue abaixo, "As três regras de Barsi", aproveite e faça bom uso delas.
1) Não usar recurso que você vai precisar no curto ou médio prazo.
Importantíssimo! Eu mesmo já cometi esse erro várias vezes. Os recursos que visam suprir suas necessidades mais imediatas, devem permanecer numa poupança ou em depósitos de Renda Fixa. Jamais na Bolsa!
2) Nunca comprar uma dica.
Ele disse NUNCA! Outro erro comum. Entretanto, Barsi distingue o investidor (de longo prazo) do especulador (não profissional). O especulador, nesse caso, recebe uma dica errada e expõe o seu dinheiro ao risco desnecessário. Ele cita o exemplo da Gafisa, que foi lançada no mercado ao preço de R$22 e, hoje, vale R$5 - "a dica virou zica", ensina o mestre.
3) Nunca vender ações por necessidade.
O dinheiro investido em Bolsa é "sagrado"! Aqui, Barsi evidencia a mentalidade de um investidor focado no longo prazo e, no segredo do sucesso: reinvestimento dos dividendos nas Ações.
É como ele disse, depois de um certo tempo, você nem precisa mais "poupar", pois os próprios dividendos serão suficiente para você continuar investindo na Bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário