Muitos associam os lucros ao glamor de grandes descobertas e de idéias revolucionárias:
- pensam em criar uma nova tecnologia ou buscam empresas novatas, na expectativa de encontrarem o novo Bill Gates ou Steve Jobs. O glamor do empreendedorimso bem sucedido gera idolos na nossa sociedade, mas, também, gera mitos e desilusões no mundo dos negócios.
- outros pensam em alguma descoberta para a cura do câncer, ou em algum remédio novo, capaz de não somente erradicar uma doença sem cura, como também melhorar o nosso dia a dia (e.g. Viagra).
- e tem aqueles aventureiros que seguem rumo à uma nova descoberta de ouro ou de pedras preciosas no Alaska, ou em algum outro lugar exótico do mundo.
- sem falar no sonho comum do negócio próprio. Muitos desejam ganhar dinheiro sem patrão. Mas apenas um percentual muito baixo atinge esse objetivo caminhando com as próprias pernas - 80% dos novos negócios fecham as portas antes dos primeiros 5 anos.
O grande industrial Americano, Carnegie, já havia nos alertado que a inovação não é um sinalizador de sucesso nos negócios, dizendo, "o pioneirismo não remunera bem."
Por isso fica a pergunta: por que não olhar com carinho as empresas "Blue Chips" da Bolsa de Valores, sem glamor e sem adrenalina, mas com modelos de negócios testados e provados no mercado real, com vendas constantes e lucros crescentes?
Tudo bem, você já começou a bocejar, e continua céptico em relação ao meu argumento. Mas antes de contra-argumentar, pare e pense por um momento. Por que entrar numa furada e por em risco tudo a perder quando você tem a chance de seguir, paulatinamente, um modelo de ganhar dinheiro, monótono é bem verdade, mas comprovadamente estável e eficaz?
Pois, o que realmente gera caixa regularmente aos investidores, ao longo do tempo, sem volatilidade extrema ou crescimento astronómico da noite pro dia, são negócios estáveis que, historicamente, pagam bons dividendos religiosamente.
Tente dividendos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário