terça-feira, 21 de maio de 2013

Por que a minha cunhada comprou um carro novo?

Minha cunhada observou que o investidor da Bolsa, Luis Barsi, apesar de muito rico, dirige um Zafira antigo e vai ao trabalho de metrô. Ela disse que quando alguém está focado em poupar acaba não conseguindo gastar dinheiro e, se torna uma espécie de pão duro, incapaz até de comprar um carro melhor do que um Zafira, como no caso do investidor citado.

Ela admitiu que ficou "assim" quando poupava para comprar um carro novo. Na época, os juros eram altos e ela viu seu dinheiro render e crescer depois de algum tempo. Enquanto poupava, entretanto, sofreu duras criticas de amigos e familiares devido à sua disposição em deixar passar oportunidades de gastar dinheiro com roupa e sapato, por exemplo. Numa certa vez, ela confessou que abriu mão de comprar um sapato e, por isso, foi duramente criticada por uma amiga, porque andava de havaianas e recusava-se a comprar sapato novo. Todavia, ela mudou de atitude quando atingiu seu objetivo financeiro e comprou um carro novo. A partir dai, ela voltou a gastar normalmente como todo mundo - ficou com menos dinheiro no banco, mas agora tinha um carro zero na garagem.

Parece que há uma correlação forte entre poupança e frugalidade e, uma relação inversa entre poupança e gastança. Quanto mais se poupa menos se gasta e, quanto mais se gasta, menos se poupa.

Voce acha que a minha cunhada fez certo? Você continuaria guardando o dinheiro? Ou compraria um carro novo?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ja fiz muitas idiotices nesta vida de sair gastando feito m louco...mas aos poucos com a idade chegando...rsrs...vc nota que pouco importa o que os outros acham disso e daquilo....fodam-se os outros e sus invejas....eu quero é minha aposentadoria tranquila e precoce....e uma vida sem stress para meus filhos no futuro!!!!

    ResponderExcluir